Tijolos de Cerâmica

Back to Posts

Tijolos de Cerâmica

Você sabia que o tijolo cerâmico é um dos itens mais comuns nos projetos residenciais? Durável e resistente, o tijolo de cerâmica é indispensável e antigo na história da construção civil. Utilizado no levantamento das paredes em alvenaria de vedação ou estrutural, colabora para os aspectos básicos de um bom projeto: segurança, conforto e confiabilidade. Existem diferentes tipos de tijolo cerâmico e é importante conhecer um pouco mais sobre esse produto ao iniciar sua obra!

As características históricas desse material são muito curiosas: os vestígios mais antigos de tijolos datam de 7500 a.C., em comunidades do Oriente Médio. Inicialmente, os tijolos eram secos ao Sol, até que passaram a ser queimados em fornos que transformam a argila em material cerâmico. Essa inovação veio da necessidade de desenvolver construções mais duráveis e resistentes à temperatura e umidade. No Brasil, é utilizado desde os primórdios de sua colonização e tornou-se elemento principal no sistema construtivo a partir de 1850.

Importante destacar que produtos cerâmicos são a primeira escolha para os projetos que buscam sustentabilidade, pois eles reduzem muito o impacto ambiental se comparados aos produtos de cimento. Os blocos cerâmicos são até 40% mais leves que os de concreto, facilitando o transporte e o manuseio no canteiro de obras e aumentando a produtividade. Além disso, oferecem um melhor aproveitamento interno quando comparados aos blocos de concreto.

Existem outros bons motivos para utilizar tijolos cerâmicos na sua obra:

  • Excelente isolamento térmico e acústico – Representam ótimas opções para climatizar naturalmente os ambientes.
  • Resistência e durabilidade – As propriedades químicas e físicas da argila (popularmente chamada de barro e matéria-prima do tijolo cerâmico) tornam o material resistente às intempéries climáticas, pois impedem a absorção de umidade. A pouca porosidade da cerâmica oferece baixa absorção de água, o que faz com que as construções com tijolos cerâmicos sejam duráveis.
  • Segurança – A cerâmica é incombustível, ou seja, é resistente à chama e não contribui para a propagação de incêndios. Além disso, o tijolo cerâmico tem boa resistência mecânica e suporta peso, com menor risco de deformar, trincar, rachar ou quebrar. Sendo assim, as estruturas construídas com tijolos cerâmicos oferecem menor risco de desabamento.
  • Maior agilidade e economia – As ranhuras do produto oferecem mais aderência à argamassa e aos outros tipos de revestimento, reduzindo a necessidade e o desperdício de material.
  • É um material de construção sujeito à certificação – a produção e a comercialização de tijolos de cerâmica no Brasil estão sujeitas à fiscalização de qualidade do produto, de acordo com critérios estabelecidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT);
  • Boa relação custo-benefício – o preço unitário do tijolo de cerâmica faz valer seu custo-benefício ao longo do projeto, quando comparado aos outros tipos de materiais.

Agora que você sabe os benefícios que o tijolo cerâmico oferece, descubra como escolher o tipo mais adequado para sua obra. Atualmente, existem vários tipos de tijolos cerâmicos no Brasil, que variam de acordo com as medidas e tamanho dos furos.

Tijolos Estruturais: apresentam furos na vertical e são utilizados como a própria estrutura da obra, pois permitem a sustentação do imóvel sem colunas ou pilares. Eles devem ser produzidos seguindo a norma ABNT NBR 15270-2 – Blocos cerâmicos para alvenaria estrutural. Caso contrário, não há garantia de qualidade e resistência. Por ter um tamanho maior, proporciona mais agilidade no assentamento e pouquíssimos problemas com perdas no canteiro de obras.

Tijolos de Vedação: utilizados para fechar uma estrutura, oferecem mais privacidade acústica. Os furos são na horizontal, o que facilita a passagem do encanamento e da fiação da obra. Graças a eles, é possível derrubar paredes internas de tijolo cerâmico sem comprometer a estrutura da casa.

Tijolo Laminado: quando falamos de tipos de tijolos cerâmicos, o tijolo laminado é um dos mais bonitos. Também conhecido como tijolo 21 furos, é indicado para a criação de churrasqueiras. O recomendado é que se use o tijolo na horizontal, deixando a parte lisa aparente. Como oferece um visual rústico, também fica ótimo em cozinhas, salas ou varandas.

Tijolo Baiano: trata-se de um dos tipos de tijolos mais utilizados na construção civil brasileira. A peça tem 8 furos, além de ranhuras que facilitam a aderência da argamassa.

Back to Posts
WhatsApp chat