Decoração de Ambientes: Dicas, truques e inspirações para investir na sua casa

Back to Posts

Decoração de Ambientes: Dicas, truques e inspirações para investir na sua casa

O projeto da casa dos seus sonhos já saiu do papel e agora você não vê a hora de decorar a sua casa? A gente sabe que a ansiedade é grande, mas vale a pena parar um pouquinho e planejar as suas ações, para que os resultados sejam ainda melhores que o esperado.

Para a Studio TrêsD Arquitetos Associados, a decoração tem relação com a qualidade de vida: “Uma boa decoração proporciona bem-estar. É fundamental estar num ambiente gostoso, confortável, ter prazer de ficar em casa, curtir aquele ambiente. Tudo isso sem perder de vista a funcionalidade. É preciso unir as duas coisas”.

Para te ajudar nesse planejamento, separamos 15 dicas que vão fazer a diferença, inclusive no seu orçamento.

  1. Testes as cores
    Já existem no mercado aplicativos que simulam, em tempo real, como ficará o ambiente, por meio de uma tecnologia avançada chamada realidade aumentada. Basta selecionar a parede, que o aplicativo consegue detectá-la com precisão, preenchendo-a com a(s) cor(es) escolhida(s).
  2. Não esqueça o papel de parede
    As vantagens desse truque de decoração são muitas: mudam o visual de um cômodo em minutos, cobrem pequenas imperfeições da parede, duram de 5 a 12 anos e as estampas são variadas e maravilhosas.
  3. Invista no tie dye
    Optou por paredes neutras? A roupa de cama pode virar protagonista! Tons de azul com branco são tendência na Europa.
  4. Já pensou em biombos para espaços conjugados?
    Hoje em dia, cada vez mais, a casa se tornou um ambiente de trabalho. Mas não é preciso se descabelar se você não tem um cômodo somente para o escritório – ou para receber uma visita. Um biombo pode ajudar a dividir ambientes, decorando-os com um toque pouco convencional. Há muitos modelos, bastante acessíveis.
  5. Recicle móveis
    Um forro no sofá e almofadas coloridas renovam o ambiente sem que você ultrapasse o orçamento. Découpage e pátina são outras alternativas para móveis em madeira.
  6. Atenção às medidas e distâncias
    Comece anotando as medidas do(s) cômodo(s) para não ter surpresas depois de já ter investido num sofá ou numa mesa! E não se esqueça de considerar o espaço de circulação na hora de compor o ambiente! Entre parede e cadeiras, por exemplo, o espaço deve ser de 80 cm. Entre cadeiras, o ideal é entre 30 cm e 50 cm.
  7. Lugar de TV é na parede
    Assim, sobra mais espaço de circulação e para outros eletrodomésticos, como videogames, que devem ficar num aparador pequeno.
  8. Invista em persianas
    As persianas, além de darem um toque sofisticado ao ambiente, ajudam a valorizar a iluminação natural, o que economiza energia.
  9. Piso? Questione-se!
    Pretendo ter filhos? Animais de estimação estão nos planos? Tenho uma rede de apoio na faxina? Essas e outras perguntas são fundamentais na hora de escolher, entre outros itens, o piso. Carpetes são lindos mas não são indicados para casas com bebês. Nesse caso, a melhor opção é o piso de madeira, que oferece sensação térmica mais aconchegante e é mais fácil de manter.
  10. Portas de correr: dois em um
    Além de serem uma mão na roda na hora de decorar espaços pequenos, elas também ajudam na iluminação natural se a opção for as de vidro temperado. São muito elegantes, acessíveis e seguras.
  11. Quadros: personalizar é preciso
    Os especialistas garantem: quadros transformam uma casa em um lar. Emoldurar fotos de família é uma opção acessível e que faz toda a diferença. Na hora de pendurar, a moda dita a assimetria. Nada de todos alinhados! Só atenção à proporção: paredes pequenas exigem molduras menores e, de preferência, na vertical.
  12. Faça você mesmo
    Sobrou uma garrafa vazia lindíssima? Higienize-a, compre uma válvula pump (encontrada em lojas para artesanato ou pela internet) e voilá: você tem um frasco exclusivo e charmoso para sabonete líquido. Porta-trecos, penduradores de chaves e de utensílios de cozinha e bandejas são outras das muitas opções de objetos decorativos que você pode fazer inclusive em família e gastando muito pouco.
  13. Plantas pra que te quero
    As flores de plástico podem não morrer, mas não causam o mesmo impacto das de verdade, fundamentais para dar à sua casa um clima relaxante e alegre. Suculentas não exigem cuidados e proporcionam uma explosão de tons de verde, violeta e laranja. Não há quem resista aos seus encantos.
  14. Espelho espelho meu
    Sofisticação, claridade e sensação de amplitude: um espelho, três vantagens. Se seu estilo é mais ousado, invista em formatos pouco convencionais, como os redondos.
  15. Organize-se
    De nada adianta você ter investido na decoração se a bagunça chamar mais a atenção! Cestos de fibra naturais são um grande aliado na organização de toda a casa porque deixam os ambientes mais leves e delicados. Vão do banheiro à área de serviço, passando pela sala e pelos quartos, guardando brinquedos, roupas para lavar e passar, toalhas, produtos de higiene e muito mais.
Back to Posts
WhatsApp chat