Tijolos de Cerâmica: por que utilizar na sua casa?

Back to Posts

Tijolos de Cerâmica: por que utilizar na sua casa?

Os tijolos de cerâmica são um tipo de vedação bastante utilizado na parte interna de uma construção para separar os ambientes. Eles têm um ótimo isolamento térmico e acústico, além de serem leves, facilitando o transporte e manuseio, e as suas ranhuras oferecerem uma maior aderência à argamassa e a outros tipos de revestimento, reduzindo assim a necessidade e desperdício de material.

Esse tipo de tijolo tem um ótimo custo benefício, é bastante resistente às condições climáticas, impede a absorção de umidade e por conta disso é mais durável. Sua cor e seu formato permitem um aspecto mais alinhado e um acabamento bonito.

Você sabia que o tijolo de cerâmica tem um longo ciclo de vida? Ele é reciclável e pode ser descartado sem causar danos à natureza, pois pode ser triturado e dispensado na terra. Além disso, ele é bastante resistente a chamas e não ajuda na propagação de incêndios.

Suporta grandes pesos, tem um menor risco de trincar, rachar ou quebrar, oferecendo menor risco de desabamento. Por fim, mantém sua integridade estrutural por bastante tempo.

Agora, vamos apresentar a vocês alguns tijolos de cerâmica:

 

Tijolo baiano ou bloquinho (Bloco de cerâmica de vedação) 

Possui furos que o deixam mais leve e proporcionam maior conforto térmico e acústico, sendo atualmente o mais popular em obras. Além disso, tem bom custo benefício, mas deve ser utilizado somente na construção de alvenaria de vedação.

 

Bloco vedação vertical

Esse tipo de bloco proporciona uma maior agilidade no assentamento e poucos problemas com perda no canteiro de obras. Além disso, por conta dos furos ficarem na vertical quando colocados, as instalações hidráulicas e elétricas são mais fáceis, acelerando assim a construção da parede e diminuindo a quantidade de entulho.

 

Canaleta cerâmica

São tijolos no formato de “U” utilizados nas obras com o tijolo baiano ou blocos estruturais. Por causa do seu formato, é possível colocar ferros e concreto para criar estruturas muito resistentes; por isso, são indispensáveis na construção das vergas e contravergas de portas e janelas, sendo também utilizados nas cintas de amarração de paredes e muros.

 

E como armazenar os tijolos?

Eles ocupam bastante espaço e devem ser comprados após o planejamento, para que haja um lugar correto para armazená-los. Devem ser colocados em pilhas em um local plano ou sobre tablados ou bases de concreto. *

Back to Posts
WhatsApp chat