Construa com tijolos cerâmicos e seguindo as Normas Regulamentadoras

Cerâmica Tatuí • 8 de fevereiro de 2020

Sabe o que são NR’s ? As Normas Regulamentadoras (NR) são um conjunto de regras, requisitos e instruções relativas à segurança no trabalho, definidas pelo Ministério do Trabalho, com objetivo de proporcionar condições mais seguras e salubres de trabalho, evitar doenças, acidentes e situações de risco ao trabalhador. São 36 NR’s e grande parte delas refere-se a atividades relacionadas às empresas de construção civil.


Na construção civil, entre 2012 e 2016, foram registrados aproximadamente 46 mil acidentes de trabalho, sendo o setor que mais registra acidentes de trabalho fatais. O não cumprimento das Normas Regulamentadoras gera multa para os empregadores.


As principais Normas Regulamentadoras da construção civil são:


NR 6 Pelo uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) | A NR 6 busca resguardar a saúde e a integridade física do trabalhador, ao prevenir acidentes e impactos nos olhos, ouvidos, tronco, cabeça, membros superiores ou inferiores. Ela exige que as construtoras distribuam Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos trabalhadores das obras. O trabalhador é obrigado a utilizar o equipamento de forma correta durante todo o período de trabalho e cuidar da sua manutenção.


NR 8 Padrões de edificações | A NR 8 também busca garantir a segurança e o conforto de quem está trabalhando na construção. Para isso define requisitos técnicos mínimos que devem estar presentes nas edificações. Andares acima do solo devem contar com proteção adequada contra queda, seguindo normas técnicas e municipais. Em locais de trabalho, como escadas, pisos, rampas e passagens devem ser utilizados materiais ou processos antiderrapantes. A proteção contra intempéries também deve ser prevista, na qual paredes, pisos, coberturas e estruturas precisam seguir diretrizes quanto a resistência ao fogo, isolamento térmico, condicionamento acústico, resistência estrutural e impermeabilidade.


NR 12 Uso Máquinas e Equipamentos Muitas obras demandam o uso de máquinas e equipamentos. | A NR 12 procura prevenir acidentes, ao garantir a segurança e o adequado uso de máquinas e equipamentos pelo trabalhador, prevenindo acidentes e doenças do trabalho através de medidas de proteção e de referências técnicas. A Norma exige informações completas sobre o ciclo de vida dos equipamentos, incluindo o transporte, a instalação, a operação, manutenção. Outra preocupação são as instalações elétricas de máquinas que possam entrar em contato direto ou indireto com água ou agentes corrosivos. Visando prevenir acidentes, elas devem ser projetadas para garantir a blindagem, isolamento e aterramento. A NR 12 é extensa e detalhada, e uma das suas importantes especificações se refere a adoção de medidas apropriadas para trabalhadores portadores de deficiência, que estejam envolvidos direta ou indiretamente no trabalho.


NR 18 Medidas de segurança | A NR 18 é uma das principais Normas da construção civil. É responsável por definir as diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e organização para a implementação e controle de sistemas de segurança.


Ela busca garantir a segurança e detalhar questões específicas para execução das atividades da construção civil – como escavações, demolições, armações de aço, soldagem, instalações elétricas, proteção contra incêndio, movimentação e transporte de materiais, estruturas de concreto, estruturas metálicas e telhados. Também dispõe sobre os procedimentos, dispositivos e instruções para cada uma das atividades realizadas em um canteiro de obras.


A NR 18 define, por exemplo, que canteiros devem possuir vestiário, instalações sanitárias, local de refeições, lavanderia, área de lazer a ambulatório (no caso de 50 ou mais trabalhadores). Para canteiros com mais de 20 trabalhadores a NR 18 exige também a implantação do Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (PCMAT), que deve ficar no canteiro à disposição da fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego, exigindo uma série de documentos:


– Memorial sobre as condições e o ambiente de trabalho nas atividades e operações, levando em consideração os riscos de acidentes, doenças do trabalho e medidas preventivas;


– Projeto de execução das proteções coletivas, de acordo com as etapas de execução da obra;


– Especificação técnica das proteções coletivas e individuais a serem utilizadas;


– Cronograma de implantação das medidas preventivas definidas no PCMAT em conformidade com as etapas de execução da obra;


– Layout inicial do canteiro de obras, com previsão de dimensionamento das áreas de vivência;


– Programa educativo contemplando a temática de prevenção de acidentes e doenças do trabalho, com sua carga horária.


NR 35 – Segurança nas alturas | A NR 35 busca prevenir acidentes e quedas, ao definir as condições e requisitos sobre a segurança das atividades realizadas nas alturas, executadas acima de dois metros do nível do solo, onde há risco de queda. Ela exige Treinamento e capacitação, Equipamentos de Proteção Individual, Acessórios e sistemas de ancoragem, Equipe de emergência e Desenvolvimento de planejamento para organização e execução das atividades. O planejamento das atividades busca criar medidas para evitar o trabalho em altura, sempre que existir meio alternativo de execução, com isso eliminar o risco de queda dos trabalhadores, ou minimizar as consequências da queda, quando o risco de queda não puder ser eliminado.


FONTE: CONSTRUCT 

Uma sala de estar com um sofá, mesa e parede de tijolos.
Por Cerâmica Tatuí 5 de julho de 2021
Resistente, durável e versátil, o tijolo estrutural cerâmico vem ganhando espaço no design de interiores e inovando na decoração de ambientes. O uso desse material oferece personalidade a qualquer projeto, deixando o ambiente original e único. É uma solução prática e econômica para deixar seu quarto, ou o quarto dos seus filhos, mais aconchegante e elegante!  É também indicado para paredes, muros e jardineiras em outros espaços da sua casa – como a sala, o escritório ou a cozinha. Os tijolos de cerâmica proporcionam uma sensação térmica mais agradável nos ambientes, pois regulam naturalmente a umidade interna e diminuem as variações de temperatura dentro dos cômodos. Além disso, sua versatilidade permite que seja útil das mais variadas formas deixando sua decoração inovadora e charmosa. O tijolo cerâmico pode ser utilizado “in natura”, o que realça a beleza bruta da matéria prima. No entanto, é importante impermeabilizar as peças para conservar sua aparência, o que pode ser feito com um simples verniz acrílico, resina ou silicone. Sendo assim, utilizar esse material na sua decoração é apostar em uma opção muito barata de acabamento. Além disso, a resistência e durabilidade fazem com que você não precise se preocupar com eles por um bom tempo. Para obter resultados decorativos variados também é possível o acabamento com uma cobertura fina ou irregular de tinta ou cal (com técnica de pátina) ou simplesmente pintar com demão normal de tinta – o que cria uma atmosfera divertida indicada para o quarto das crianças. A união com outros artigos decorativos (espelhos, estantes, luminárias) pode deixar o ambiente no estilo que você desejar: rústico, romântico, clássico ou até mesmo moderno! Acompanhe nosso blog para saber como escolher o melhor tijolo cerâmico para a sua obra! Existem muitas opções e é preciso conhecer suas características e indicações.
Um trabalhador da construção civil está segurando um tijolo e uma planta.
Por Cerâmica Tatuí 28 de junho de 2021
Você sabia que o tijolo cerâmico é um dos itens mais comuns nos projetos residenciais? Durável e resistente, o tijolo de cerâmica é indispensável e antigo na história da construção civil. Utilizado no levantamento das paredes em alvenaria de vedação ou estrutural, colabora para os aspectos básicos de um bom projeto: segurança, conforto e confiabilidade. Existem diferentes tipos de tijolo cerâmico e é importante conhecer um pouco mais sobre esse produto ao iniciar sua obra! As características históricas desse material são muito curiosas: os vestígios mais antigos de tijolos datam de 7500 a.C., em comunidades do Oriente Médio. Inicialmente, os tijolos eram secos ao Sol, até que passaram a ser queimados em fornos que transformam a argila em material cerâmico. Essa inovação veio da necessidade de desenvolver construções mais duráveis e resistentes à temperatura e umidade. No Brasil, é utilizado desde os primórdios de sua colonização e tornou-se elemento principal no sistema construtivo a partir de 1850. Importante destacar que produtos cerâmicos são a primeira escolha para os projetos que buscam sustentabilidade, pois eles reduzem muito o impacto ambiental se comparados aos produtos de cimento. Os blocos cerâmicos são até 40% mais leves que os de concreto, facilitando o transporte e o manuseio no canteiro de obras e aumentando a produtividade. Além disso, oferecem um melhor aproveitamento interno quando comparados aos blocos de concreto. Existem outros bons motivos para utilizar tijolos cerâmicos na sua obra: Excelente isolamento térmico e acústico – Representam ótimas opções para climatizar naturalmente os ambientes. Resistência e durabilidade – As propriedades químicas e físicas da argila (popularmente chamada de barro e matéria-prima do tijolo cerâmico) tornam o material resistente às intempéries climáticas, pois impedem a absorção de umidade. A pouca porosidade da cerâmica oferece baixa absorção de água, o que faz com que as construções com tijolos cerâmicos sejam duráveis. Segurança – A cerâmica é incombustível, ou seja, é resistente à chama e não contribui para a propagação de incêndios. Além disso, o tijolo cerâmico tem boa resistência mecânica e suporta peso, com menor risco de deformar, trincar, rachar ou quebrar. Sendo assim, as estruturas construídas com tijolos cerâmicos oferecem menor risco de desabamento. Maior agilidade e economia – As ranhuras do produto oferecem mais aderência à argamassa e aos outros tipos de revestimento, reduzindo a necessidade e o desperdício de material. É um material de construção sujeito à certificação – a produção e a comercialização de tijolos de cerâmica no Brasil estão sujeitas à fiscalização de qualidade do produto, de acordo com critérios estabelecidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT); Boa relação custo-benefício – o preço unitário do tijolo de cerâmica faz valer seu custo-benefício ao longo do projeto, quando comparado aos outros tipos de materiais. Agora que você sabe os benefícios que o tijolo cerâmico oferece, descubra como escolher o tipo mais adequado para sua obra. Atualmente, existem vários tipos de tijolos cerâmicos no Brasil, que variam de acordo com as medidas e tamanho dos furos. Tijolos Estruturais: apresentam furos na vertical e são utilizados como a própria estrutura da obra, pois permitem a sustentação do imóvel sem colunas ou pilares. Eles devem ser produzidos seguindo a norma ABNT NBR 15270-2 – Blocos cerâmicos para alvenaria estrutural. Caso contrário, não há garantia de qualidade e resistência. Por ter um tamanho maior, proporciona mais agilidade no assentamento e pouquíssimos problemas com perdas no canteiro de obras. Tijolos de Vedação: utilizados para fechar uma estrutura, oferecem mais privacidade acústica. Os furos são na horizontal, o que facilita a passagem do encanamento e da fiação da obra. Graças a eles, é possível derrubar paredes internas de tijolo cerâmico sem comprometer a estrutura da casa. Tijolo Laminado: quando falamos de tipos de tijolos cerâmicos, o tijolo laminado é um dos mais bonitos. Também conhecido como tijolo 21 furos, é indicado para a criação de churrasqueiras. O recomendado é que se use o tijolo na horizontal, deixando a parte lisa aparente. Como oferece um visual rústico, também fica ótimo em cozinhas, salas ou varandas. Tijolo Baiano: trata-se de um dos tipos de tijolos mais utilizados na construção civil brasileira. A peça tem 8 furos, além de ranhuras que facilitam a aderência da argamassa.
A stack of bricks with a house in the background and the words tijolos ceramicos por que utilizar na sua casa.
Por Cerâmica Tatuí 6 de janeiro de 2021
Os tijolos de cerâmica são um tipo de vedação bastante utilizado na parte interna de uma construção para separar os ambientes. Eles têm um ótimo isolamento térmico e acústico, além de serem leves, facilitando o transporte e manuseio, e as suas ranhuras oferecerem uma maior aderência à argamassa e a outros tipos de revestimento, reduzindo assim a necessidade e desperdício de material. Esse tipo de tijolo tem um ótimo custo benefício, é bastante resistente às condições climáticas, impede a absorção de umidade e por conta disso é mais durável. Sua cor e seu formato permitem um aspecto mais alinhado e um acabamento bonito. Você sabia que o tijolo de cerâmica tem um longo ciclo de vida? Ele é reciclável e pode ser descartado sem causar danos à natureza, pois pode ser triturado e dispensado na terra. Além disso, ele é bastante resistente a chamas e não ajuda na propagação de incêndios. Suporta grandes pesos, tem um menor risco de trincar, rachar ou quebrar, oferecendo menor risco de desabamento. Por fim, mantém sua integridade estrutural por bastante tempo. Agora, vamos apresentar a vocês alguns tijolos de cerâmica: Tijolo baiano ou bloquinho (Bloco de cerâmica de vedação):